O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente

Autores

  • Alcione Maria Bevilacqua UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
  • Maurício Roberto Da Silva

Resumo

Este artigo tem como escopo ‘refletir e problematizar sobre as relações entre trabalho, identidade e mal-estar docente no contexto da Educação Básica’. O intuito é pensar essa problemática no âmbito das memórias de desencanto e esperança presentes nas narrativas de professores do passado e do presente da região Oeste de Santa Catarina. A pergunta-problema que norteia o artigo é: em que medida trabalho, mal-estar docente e identidade se amalgamam no cotidiano das práticas pedagógicas? No ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, privilegiamos alguns pressupostos, categorias e leis do materialismo histórico-dialético. No ponto de vista da abordagem metodológica, o artigo faz incursões teórico-empíricas, revisitando os dados brutos do livro Entre esperanças e utopias na Educação Básica: histórias de vida e experiências docentes, organizado pelo Grupo de Estudos do Parfor. Além desses dados, foram feitas algumas entrevistas complementares, com vista a atualizar e precisar os dados acerca do problema de pesquisa. As conclusões provisórias e ‘achados’ da pesquisa sinalizam para um processo formativo de caráter mais crítico, transformador e revolucionário, para além da lógica do capital. Num sentido propositivo, evidenciamos lutas, tarefas e desafios a serem encarados pelos movimentos sindicais e movimentos sociais, no sentido de, mesmo num quadro adverso de destruição da democracia, continuar as lutas em prol de uma educação pública de qualidade, subvertendo as políticas educacionais atuais que continuam construindo uma identidade alienada dos docentes nas escolas e fora delas.

Palavras-chave: Educação. Trabalho. Mal-Estar Docente. Identidade. Narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Maria Bevilacqua, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ

MESTRA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUILOMBO - SC

COORDENADORA (MONITORA) DE CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO FACULDADE SÃO BRAZ DE CURITIBA - PR

Maurício Roberto Da Silva

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas à Educação – DECISARE-UNICAMP e pós-doutor pela Universidade do Minho, em Portugal. Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Unochapecó.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

BEVILACQUA, Alcione Maria; DA SILVA, Maurício Roberto. O corpo produtivo em destaque: preâmbulos sobre educação, trabalho, identidade e mal-estar docente. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 290–316, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019290. Acesso em: 28 mar. 2024.