Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico

Autores

  • Denilton Silveira de Olivera
  • Luciane Terra dos Santos Garcia
  • Luiz Marcos Garcia Gonçalves

Resumo

O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.

Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

DE OLIVERA, Denilton Silveira; GARCIA, Luciane Terra dos Santos; GONÇALVES, Luiz Marcos Garcia. Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 102–131, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019102. Acesso em: 29 mar. 2024.