Arte, educação musical e a formação do pedagogo: notas sobre uma experiência

Luciana Requião

Resumo


O presente texto busca resgatar um percurso de ensino, pesquisa e extensão realizado pelo Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação a partir de uma síntese dos trabalhos publicados em anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), fruto de nossas vivências, que mostram como vimos refletindo sobre a nossa experiência de pensar a arte − e a música em particular − como uma forma de conhecimento, de expressão e de pensamento fundamental para a formação e o trabalho do pedagogo. Esses trabalhos estão inseridos no contexto da formação inicial e continuada de professores não especialistas na área da música a partir do projeto de pesquisa Arte, educação musical e a formação do pedagogo. Para além da compreensão de que a música potencializa aspectos sensíveis da condição humana − o que por si só justificaria a necessidade da sua presença na educação básica e na formação do pedagogo − esse trabalho nos proporcionou a compreensão de que precisamos conhecer in loco a realidade das escolas se quisermos efetivamente contribuir com as suas demandas, não apenas no sentido de atendê-las, mas também no de discuti-las. O texto reflete uma busca incessante pela compreensão do lugar da música no processo de formação da criança no espaço escolar e, como consequência, da formação musical desejável para o professor-pedagogo.

Palavras-chave: Educação Musical. Arte. Formação de Professores. Educação Básica. Pedagogia.


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