Políticas curriculares, diferença, pertencimento: ponderações sobre o uso do conceito de comunidades epistêmicas em chave pós-estrutural

Autores

Resumo

Aborda-se o conceito de comunidade epistêmica tal como desenvolvido por Peter Haas, ponderando sobre possíveis (in)compatibilidades teóricas e heurísticas a partir da incorporação desse construto em pesquisas sobre políticas curriculares de corte pós-estrutural. A partir da investigação da subjetividade, da agência e da política nas teorias de Butler, Laclau e Mouffe, argumenta-se que, enquanto em um enfoque discursivo a própria atividade política produz a identificação comunitária em sentido performático, é concebível pensar que o conceito de comunidades epistêmicas segue a lógica estrutural da subjetividade política e do pertencimento, sugerindo que uma identidade grupal sólida anterior é condição para a ação social. Defende-se que a chave pós-estrutural apresenta maior produtividade e complexidade na abertura dos fenômenos políticos curriculares, embora possa ser produtivo manter aspectos característicos da abordagem das comunidades epistêmicas como forma de resguardar certa distinção sociológica das/nas linguagens de diferenciação cultural dos grupos atuantes/influentes na produção das políticas.

Palavras-chave: Comunidade Epistêmica. Diferença. Políticas Curriculares. Pós-Estruturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA). Professor Assistente no Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Oeste da Bahia (CCBS/UFOB). Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP/FACED/UFBA).

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

JÚNIOR, Clívio Pimentel. Políticas curriculares, diferença, pertencimento: ponderações sobre o uso do conceito de comunidades epistêmicas em chave pós-estrutural. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 213–241, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018213. Acesso em: 28 mar. 2024.