Acervo da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (1912-1950): do disponível ao consultado

Autores

  • Sheila Cristina Ferreira Gabriel Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT Rondonópolis/MT - Brasil
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT Rondonópolis/MT - Brasil

Resumo

Este texto discute sobre o acervo e os consulentes da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (BPEMT), no período de 1912 a 1950, tema investigado no mestrado em educação na Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Neste extrato, apresentamos os resultados obtidos em tal investigação que teve como questionamentos, dentre outros: Como o acervo da biblioteca foi constituído, que obras circularam em seu interior e, o que, potencialmente, os frequentadores da biblioteca liam? Trata-se de pesquisa histórica, na perspectiva da história cultural que se apoiou em autores como: Chartier (1999a, 1999b), Darnton (2010a 2010b), Deaecto (2011), Abreu (1999), entre outros. As fontes utilizadas foram: relatórios e regulamentos emitidos pelos diretores da biblioteca, mensagens do governador à Assembleia Legislativa e artigos de jornais. Os resultados evidenciam que a biblioteca foi espaço potencial para a prática de leitura em Cuiabá no início do século XX; que possuía um acervo diversificado de livros, revistas, manuscritos, quadros e moedas; que era constituído em grande parte por doações; que houve presença de consulentes, ou seja, possíveis leitores de forma efetiva até a década de 50, período em que a biblioteca ficou praticamente desativada. Observou-se também que havia maior incidência de consultas a jornais e revistas. Quanto aos livros, havia maior ocorrência de consultas às obras literárias e históricas. Os consulentes que frequentaram a biblioteca até a década de 30 eram, predominantemente, estudantes do ensino secundário. As informações sistematizadas no estudo poderão contribuir para a construção da história cultural de Mato Grosso, podendo ainda, colaborar para futuras pesquisas sobre a história mato-grossense.

Palavras-chave: Biblioteca Pública do Estado de Mato Grosso. História Biblioteca Pública – Mato Grosso. Leitura – História. Biblioteca Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Cristina Ferreira Gabriel, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT Rondonópolis/MT - Brasil

Downloads

Publicado

2018-09-14

Como Citar

FERREIRA GABRIEL, Sheila Cristina; JANZKOVSKI CARDOSO, Cancionila. Acervo da Biblioteca Pública do estado de Mato Grosso (1912-1950): do disponível ao consultado. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 65–93, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018065. Acesso em: 28 mar. 2024.