O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação

Autores

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevistas, utilizando questões semiestruturadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura. No estudo, foram abordadas questões que versam sobre a atuação docente e as situações que remetem a frustrações e à idealização desse processo. A pesquisa visou à compreensão de como os saberes docentes podem amparar a construção de novos olhares para “o fazer” do professor-formador no cotidiano de sua ação. A análise dos dados se efetivou com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, os entrevistados relacionam as situações de frustração e a idealização na atuação pedagógica com questões relativas ao planejamento, ao domínio de conteúdo e aos aspectos das relações interpessoais. Entende-se que algumas dessas situações podem ser superadas/potencializadas em processos de interlocução entre os professores em espaços/tempos intra-institucionais, em que as reflexões coletivas se fazem permanentes e constitutivas de uma forma de pensar a formação continuada.

Palavras-chave: Professores Universitários. Formação. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências – UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. O professor universitário em processo de formação continuada: uma análise da docência no cotidiano da ação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 394–413, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018394. Acesso em: 18 abr. 2024.