A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)

Autores

  • Josiane Brolo Rohden Universidade Federal de Rondônia
  • Emilene Fontes de Oliveira Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC e Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.

Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças.  Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Brolo Rohden, Universidade Federal de Rondônia

Professora e poetisa. Doutoranda em Educação e Mestre em Educação (2012) pela Universidade Federal do Mato Grosso. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). É professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Campus Vilhena lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação. Atua principalmente nas áreas de História da Educação; História e Filosofia da Infância; Infância e Escolarização.

Emilene Fontes de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC e Universidade Federal de Mato Grosso

ossui graduação em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Didática e metodologia para Educação Básica pelo Instituto ISPG/Unirondon. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFMT. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora concursada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Pertence ao grupo de pesquisa Educação, História e Memória da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - Mato Grosso - cultura escolar - memórias de instituições educativas.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

ROHDEN, Josiane Brolo; DE OLIVEIRA, Emilene Fontes. A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979). Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 307–330, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307. Acesso em: 28 mar. 2024.