Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Autores

  • Elemar Kleber Favreto Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Rafael Parente Ferreira Dias Universidade Estadual de Roraima - UERR

Resumo

O presente artigo analisa, através de uma perspectiva Husserliana, a relação entre os sujeitos (professor e aluno) que buscam o conhecimento e o mundo que doa sentido a esta intenção de conhecer. Este texto, deste modo, busca não só trazer uma caracterização teórica da fenomenologia de Edmund Husserl, mas também uma análise da relação professor-aluno no contexto educacional atual, bem como a experiência que o PIBID pode lhes proporcionar.

Palavras-chave: Husserl. Fenomenologia. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

Rafael Parente Ferreira Dias, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutorando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

FAVRETO, Elemar Kleber; DIAS, Rafael Parente Ferreira. Por uma educação significativa: uma abordagem fenomenológica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 271–285, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018271. Acesso em: 29 mar. 2024.