Da Minima Moralia de Paulo Freire

Autores

  • Gilmar Francisco Bonamigo Departamento de Filosofia UFES/ES

Resumo

Este ensaio é uma aproximação ao Pensamento de Paulo Freire tendo como elementos fundamentais a sua concepção de Homem, de Mundo e de Sociedade. Desdobrando e articulando tais elementos, vamos em busca daquilo que constitui a base de onde emerge todo o projeto pedagógico freiriano que visa a metamorfose do Homem, do Mundo humano e da Sociedade em termos de Libertação ou do Ser-Mais. Pretendemos pôr à luz a Minima Moralia da obra de Paulo Freire de onde brota a esperança de concretização do que ele chama de o “inédito viável” – em última instância, a Libertação –, nas subjetividades, nas múltiplas relações, na história em geral.

Palavras-chave: Paulo Freire. Pedagogia. Antropologia. Ser-Mais. Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Francisco Bonamigo, Departamento de Filosofia UFES/ES

Professor Doutor em Educação e Mestre em Filosofia, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Membro do Programa de Pós-Graduação PROFI-Filosofia

Linha de pesquisa: Filosofia Comtemporanea

Grupo de pesquisa: Crítica e Subjetividade

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

BONAMIGO, Gilmar Francisco. Da Minima Moralia de Paulo Freire. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 243–270, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018243. Acesso em: 28 mar. 2024.