A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras

Autores

  • Fernanda Zanetti Becalli Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Ao considerar que as características físicas, a organização interna e os modos de usos dos cadernos escolares também participam da produção dos discursos materializados em suas páginas, o texto centra-se num estudo da materialidade destes documentos, descrevendo desde os aspectos físicos (formato, dimensões, disposição dos espaços gráficos etc.), a iconografia (capas, organização interna etc.) até os diversos modos de usos e de organização interna de cadernos que se hospedavam silenciosos nas prateleiras dos arquivos pessoais de mães de alunos e de docentes que trabalhavam com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2001 a 2008, em escolas públicas do estado do Espírito Santo. Busca-se, assim, visibilizar os cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do trabalho com a linguagem escrita em classes de alfabetização de crianças, além de ressaltar a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave: Cadernos Escolares. Fontes Históricas de Pesquisa. Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Zanetti Becalli, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), com atuação no Curso de Licenciatura em Química (Campus Vila Velha) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (Campus Vitória). Doutora em Educação pela UFES (2013) com bolsa de Doutorado-Sanduíche na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vigente no CNPq (2012/1); Mestre em Educação pela UFES (2007); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Saberes (2003); e, Licenciada em Pedagogia pela Faesa (2001). No Ifes, é Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do Pibid e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Ensino de Ciências (Fopec); e, na UFES integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e o Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, ambos cadastrados no CNPq. Interessa-se, principalmente, por estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas com a alfabetização de crianças, a história da leitura e da escrita, a formação inicial e continuada de professores no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associda da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação superior, política educacional, alfabetização, ensino da leitura, leitura, literatura, história da educação, história do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

BECALLI, Fernanda Zanetti; SCHWARTZ, Cleonara Maria. A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 183–213, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183. Acesso em: 29 mar. 2024.