A dupla missão formativa da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha” (1947-1956): apreciações sobre currículo e cultura escolar

Autores

  • Daniela Gonçalves da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Shirlena Campos de Souza Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

O presente texto vincula-se ao trabalho de um grupo de pesquisa que tem estudado, no âmbito da história das instituições escolares e história regional, a trajetória da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha”. A análise proposta toma por lapso temporal os anos de 1947 a 1956 e tem como objetivo a compreensão do tipo de educação e profissionalização oferecidas à mulher naquele contexto, dando ênfase à análise do currículo da instituição compreendido no contexto mais amplo de sua cultura escolar. A pesquisa permitiu argumentar que mesmo se tratando de uma escola industrial, pulsava muito forte à época sua principal peculiaridade: ser destinada ao público feminino. Apesar da crescente reivindicação do mercado de trabalho pela presença da mulher e das iniciativas de profissionalização legitimadas institucionalmente, aquela considerada guardiã da família deveria receber uma educação que contemplasse essa sua “vocação para o lar”, em um contexto de modernização e ideias higienistas.

Palavras-chave: Educação Feminina; Currículos; Mulheres; Ensino Profissional; Escola Industrial Feminina Nilo Peçanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais - UENF

Shirlena Campos de Souza Amaral, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cognição e Linguagem- UENF

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

SILVA, Daniela Gonçalves da; MARTÍNEZ, Silvia Alicia; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. A dupla missão formativa da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha” (1947-1956): apreciações sobre currículo e cultura escolar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 270–300, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016270. Acesso em: 28 mar. 2024.