A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do século XIX e início do século XX

Autores

  • Francisco Ari Andrade Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Departamento de Fundamentos daq Educação

Resumo

A nossa experiência escolar passa por algumas “imagens literárias” presentes em narrativas de ficção produzidas na passagem do século XIX ao século XX. A educação, na história do Brasil, está representada em dois momentos: a primeira, a experiência escolar vivida por um personagem numa cidade rural do Maranhão e depois na capital da Corte, na segunda metade do século XIX. A segunda, uma sátira social apresentada numa crônica sobre as unidades de ensino na cidade do Rio de Janeiro, na primeira fase da nossa república. Para o desenvolvimento deste estudo foram usadas como opções de fontes duas obras da literatura nacional: o romance Casa de Pensão, do escritor maranhense Aluísio Azevedo (1857-1913), publicado na década de 1880 e a coletânea Os Bruzundangas, do escritor carioca Lima Barreto (1881-1922), publicada na década de 1920. Em qual direção caminhava a educação escolar brasileira no final do século XIX e início do século XX? Naquele contexto, o debate sobre o papel social da educação, partindo das matrizes do pensamento europeu e norte-americano, pulverizava o ideário intelectual brasileiro. A análise de tais textos permitiu a extração de representações sobre cada experiência escolar. A relevância deste estudo está em apresentar o lugar da escola, conforme as narrativas, no projeto de sociedade brasileira que se pretendia republicana.

Palavras-chave: Educação – História – Brasil; Escolas – Brasil; Casa De Pensão; Coletânea Os Bruzundangas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ari Andrade, Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Departamento de Fundamentos daq Educação

Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, da UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporâneidade, pelo Programa de Pós-Gradução em educação da Universidade Federal de Sergipe, supervisionado pelo prof. Bernard Charlot.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

ANDRADE, Francisco Ari. A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do século XIX e início do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 241–269, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016241. Acesso em: 28 mar. 2024.