O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolar

Autores

  • Cristiane da Silva
  • Regina Célia Linhares Hostins
  • Regina da Silva Mendes

Resumo

Este artigo problematiza a contradição entre os conceitos de transversalidade da Educação Especial e de complementaridade/ suplementaridade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escolarização do público-alvo da Educação Especial. Tomam-se como objeto de discussão as orientações da política de Educação Especial, os estudos sobre práticas culturais de escolarização e de elaboração conceitual no AEE e na sala comum de ensino. O trabalho resulta de estudos do Observatório de escolarização de alunos com deficiência intelectual em redes municipais de ensino de dois estados brasileiros (Santa Catarina e Rio de Janeiro). Esses estudos têm evidenciado um modelo de escola, com práticas culturais de escolarização marcadas por espaços e tempos escolares dicotomizados, os quais normatizam o trabalho docente, definem as relações de ensino e aprendizagem e distanciam o trabalho do AEE da sala comum. Em um espaço, organiza-se o trabalho pelo uso de recursos, e, em outro, pelos conteúdos. Um privilegia atividades específicas às necessidades do aluno, e o outro o insere em um espaço comum, sem diferenças de tratamento, de metodologias e de recursos. Não havendo conexão entre ambos, reduz-se a compreensão de escolarização à instrumentação e ao conteúdo, significados estes produzidos tanto pela política quanto pela cultura e traduzidos no currículo. Em face desse modelo, indaga-se sobre as efetivas condições de o AEE atuar como complementar ou suplementar às práticas culturais de escolarização e, por outra via, sobre as possibilidades de constituir espaços convergentes de escolarização entre o AEE e a sala comum pela elaboração de conceitos.

Palavras-chave: Política Educacional; Escolarização; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Linhares Hostins

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Londres, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de SC (UFSC). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (PPGE/UNIVALI). Líder do grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais e integrante dos grupos de pesquisa Observatório de Práticas Escolares da UDESC e Observatório de Educação Especial e inclusão escolar da UFRRJ. Email: reginalh@univali.br.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

DA SILVA, Cristiane; HOSTINS, Regina Célia Linhares; MENDES, Regina da Silva. O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 10–29, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016010. Acesso em: 19 mar. 2024.