Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais

Autores

  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Resumo

O presente artigo discute as concepções de um grupo de futuros professores de Ciências da Natureza, extraídas a partir da realização de uma aula em um espaço não formal de ensino, em uma visita guiada ao Delta do Parnaíba – PI. As atividades propostas foram realizadas sob a luz do ensino por investigação, tendo como aporte os construtos da teoria sociointeracionista de Vygotsky. A metodologia empregada é de cunho qualitativo e teve como intuito a coleta de dados que pudessem conduzir a uma imersão nos valores que estão sendo adquiridos sobre a docência por estes alunos. Os resultados demonstram o perfil do processo de construção identitária em relação aos seus saberes docentes.

Palavras-chave: Ensino por investigação; Espaços não formais; Formação inicial docente; Saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Instituto Latino-Americano da Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), Ensino de Química, Professora.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

CLEOPHAS, Maria das Graças. Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 266–298, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266. Acesso em: 20 abr. 2024.