Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior

Autores

  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade do Planalto Catarinense
  • Kelin Cristiani Feldhaus

Resumo

Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade do Planalto Catarinense

Geraldo Antônio da Rosa Última atualização em: 09/03/2012 Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Exerceu o cargos de Secretário da Câmara de Vereadores, Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nobres- MT. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colegio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou comomembro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos. Atualmente é professor da Fundação Universidade do Contestado, Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da Plataforma Freire; professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac. Tem experiência como docente e na área administrativa em Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas:educação- formação de professores, educação popular, fenômeno religioso e movimentos sociais. Líder do Gupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, coordena a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, e Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e, Membro do Conselho Universitário da UNIPLAC.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

DA ROSA, Geraldo Antônio; FELDHAUS, Kelin Cristiani. Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 242–265, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242. Acesso em: 28 mar. 2024.