Cerimônias de homenagens ao “fundador da República brasileira” realizadas na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão – SE (1939-1960)

Autores

  • Joaquim Tavares da Conceição Universidade Federal de Sergipe. Colégio de Aplicação e Programa de Pós-Graduação em Educação

Resumo

Este artigo investiga a apropriação da imagem de Benjamin Constant pela EAFSC-SE, através da compreensão das cerimônias cívicas anuais de que foi destinatário como patrono da Instituição. Foram consultadas fontes documentais diversas e entrevistas. Na Escola, as cerimônias de homenagens a Benjamin Constant tiveram origem quando, em 1939, o “fundador da República” foi erigido a patrono do Estabelecimento. Nos anos que se seguiram, a Instituição tratou de incutir nos alunos a admiração, o respeito e a saudação a Benjamin Constant. Nas cerimônias institucionais em homenagem ao patrono, além do desfile cívico, ocorriam cantos cívicos, hasteamento da bandeira nacional, discursos, palestras, o almoço de confraternização e atividades esportivas. A apropriação da imagem deste vulto nacional servia para incutir o civismo e o patriotismo entre os alunos.

Palavras-chave: Benjamin Constant; Ensino Agrícola; Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão; Sergipe

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe. Colégio de Aplicação e Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor em História Social (UFBA), Mestre em Educação, professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Colégio de Aplicação e PPGED).

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares. Cerimônias de homenagens ao “fundador da República brasileira” realizadas na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão – SE (1939-1960). Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 225–241, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016225. Acesso em: 29 mar. 2024.