Educação formal em ambientes virtuais: uma estratégia eficiente para a sensibilização e formação de educadoras(es) em sexualidade

Autores

  • Teresa Cristina Pereira Carvalho Fagundes

Resumo

Muitos anos de experiência em formação docente no campo da Educação Sexual e a própria literatura produzida nesta área reforçam a necessidade e os aspectos positivos de sua abordagem nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Embora tenham se ampliado as possibilidades de construção de processos de formação de educadoras(es) para a sexualidade, o estudo e a discussão desta temática continuam marcados por dificuldades não encontradas em abordagens de outros temas consolidados pela academia. A utilização de metodologias diversificadas também se constitui como medida necessária e importante para o alcance de objetivos formativos. Este artigo aborda a importância de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como mediadores de discussões sobre sexualidade, gênero e educação sexual com estudantes de Ciências Biológicas, que cursam a disciplina Sexualidade e Educação na Universidade Federal da Bahia. Destaca, também, o processo de orientação e acompanhamento on line desses estudantes na elaboração de projetos de educação sexual para crianças, adolescentes e adultos.

Palavras-chave: Educação Sexual; Professores; Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

CARVALHO FAGUNDES, Teresa Cristina Pereira. Educação formal em ambientes virtuais: uma estratégia eficiente para a sensibilização e formação de educadoras(es) em sexualidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 179–196, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016179. Acesso em: 29 mar. 2024.