A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho

Patrícia Coelho Costa

Resumo


O artigo analisa o uso da fotografia no ensino da Geografia a partir da perspectiva de Carlos Delgado de Carvalho. Desde os anos 1910, esse mestre de formação francesa, adepto das teorias de Ratzel, defendia que a Geografia era uma disciplina cívica, capaz de aproximar os brasileiros do ideal de nação. Para tal era necessário romper com os métodos de ensino de seu tempo, que se baseavam no verbalismo. Nesse sentido, defendia a disseminação de imagens fotográficas nas salas de aula era um recurso importante para apresentar os estudantes às regiões desconhecidas do país, contribuindo para integração nacional.   

Palavras-chave: Geografia escolar; disciplina; fotografia, integração nacional.

 


Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com