O ensino da Língua Portuguesa nas escolas primárias paulistanas no início do século XX

Autores

  • Eliane Mimesse Prado Centro Universitário Internacional - UNINTER, Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias.

Resumo

Estudaram-se algumas das dificuldades no ensino da Língua Portuguesa nas escolas elementares públicas e privadas italianas existentes na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. Os programas de ensino sempre contemplaram a Língua Portuguesa, priorizando a leitura e a escrita. O grande número de alunos estrangeiros e filhos de estrangeiros comprometia o ensino da língua nacional. Existia ênfase na coesão linguística da população, visando à construção da identidade nacional. As fontes de pesquisa foram compostas por documentos do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Concluiu-se que a italianização do ensino era um risco à aprendizagem da Língua Portuguesa nas escolas elementares paulistanas.

Palavras-chave: Ensino primário – São Paulo; Língua Portuguesa – Estudo e Ensino; História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Mimesse Prado, Centro Universitário Internacional - UNINTER, Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias.

Doutora em Educação  e Pós-Doutora em História ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

PRADO, Eliane Mimesse. O ensino da Língua Portuguesa nas escolas primárias paulistanas no início do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 315–336, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015315. Acesso em: 16 abr. 2024.