Educação e expressividade no pensamento estético de Theodor W. Adorno

Autores

  • Alex Sander da Silva Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

No âmbito de uma filosofia da educação, cabe-nos colocar uma questão: como pensar o conceito de educação na perspectiva da expressividade estética da arte? No presente artigo, propomo-nos a pensar a educação vinculada aos aspectos da crítica da razão instrumental, considerá-la, portanto, a partir de seus desdobramentos formativos. Este texto tem como objetivo problematizar a racionalidade da educação contemporânea, a partir de alguns aspectos fundamentais do pensamento estético de Theodor W. Adorno. O que significa possibilitar a capacidade de abertura e de sensibilidade da ação educativa para compreender os desafios apontados pelo sentido da expressividade estética na formação cultural contemporânea.

Palavras-chave: Educação; Formação cultural; Emancipação; Theodor W. Adorno.

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Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação pela PPGE/PUCRS,
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

DA SILVA, Alex Sander. Educação e expressividade no pensamento estético de Theodor W. Adorno. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 216–229, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015216. Acesso em: 28 mar. 2024.