A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália

Juri Meda

Resumo


Este trabalho, dedicado a reflexões sobre a cultura material escolar, retoma autores - particularmente espanhóis e italianos - e textos ocupados do tema e busca localizá-los num contexto de produção que os potencializa, seja como ferramentas de apoio para os estudos da área, seja como contraponto para se avançar nas reflexões. O artigo se organiza em dois possíveis enfoques de uma categoria historiográfica tão complexa como a da cultura material da escola: o primeiro enfoque insiste, sobretudo, na parte exclusivamente material desta categoria, com o objetivo de definir as relações, por assim dizer, originárias com as práticas educativas reais realizadas em sala de aula; o segundo, no entanto, entende tal componente não tanto como o requisito prévio das práticas educativas em si, senão como o epílogo de um processo de produção originado precisamente pela crescente demanda educativa, que constitui o verdadeiro eixo da pesquisa.

Palavras-chave: Cultura material da escola; Etno-história da escola; Materiais didáticos; Consumo escolar. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723816302015007

Incluir comentário

Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com