Currículo, tecnologias e inovação: para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais

Autores

  • Tânia Pestana Cristina Cristina Universidade do Estado de Santa Catarina
  • José Augusto Pacheco

Resumo

Na discução contemporânea dos estudos curriculares, sobretudo entre paradigmas da modernidade e pós-modernidade (Pacheco, 2012; 2013a; Lipovetsky, 2012), o currículo está associado à inovação (Fino, 2008; 2009)  e às tecnologias (Mendes, Pacheco & Sossai, 2010), i.e., à mudança, que se pretende sucessiva e permanente, e à sociedade da informação, cada vez mais suprassumindo uma natureza reticular (Castells, 2002). Com  a escrita deste artigo, procuramos explorar a relação entre currículo, inovação  e tecnologias no contexto escolar, recorrendo à análise das orientações curriculares portuguesas, tendo por base alguns dos pressupostos teóricos ligados ao construcionismo (Papert, 1985). Explora-se, ainda, o significado da linguagem de aprendizagem, face à linguagem da educação (Biesta, 2013) em função das políticas de partilha de conhecimento (Steiner-Khamsi, 2012) e do modelo pós-burocrático de gestão (Maroy, 2012), que originam um novo significado para as tecnologias em contexto educacionais. Deste modo, entendemos que as tecnologias são ferramentas cognitivas (Jonassen, 2007) que tendem para novas abordagens curriculares, que implicam uma discussão não só dos métodos pedagógicos, como também das aprendizagens. Quer isto dizer, que as tecnologias, constantemente renovadas ao longo dos tempos, podem não corresponder a processos de inovação se não forem baseadas em perspetivas construcionistas, em que a  matética adquire a centralidade pedagógica, de acordo com os princípios da aprendizagem construcionista de Papert (2008; 1985).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Pestana Cristina Cristina, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL (2006) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Professor colaborador da disciplina Psicologia da Educação no Departamento de Pós-Graduação em Educação (Especialização) na Faculdade Capivari de Baixo/FUCAP; Pesquisador do Núcleo Vida e Cuidado do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - NUVIC/CED/UFSC; Técnico Universitário de Desenvolvimento na Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC, atuando no setor de publicações com os seguintes temas: Editoração de periódicos, controle do fluxo editoria, utilização do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas).

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

CRISTINA, Tânia Pestana Cristina; PACHECO, José Augusto. Currículo, tecnologias e inovação: para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 45–58, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381427201345. Acesso em: 23 abr. 2024.