Processos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem com o laptop educacional: um estudo de caso

Dirce Meri Rossi Garcia Rafaelli, Carla Beatris Valentini

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga os processos sociocognitivos de estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, com idade de 13 anos, frequentavam o sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, participante da etapa dois do projeto Um computador por aluno (UCA) do governo federal. Esse estudo buscou compreender os processos sociocognitivos presentes nas trocas interindividuais dos estudantes nos diferentes contextos de aprendizagem em que faziam uso do laptop educacional na disciplina de História. Para a análise de tais e nesse contexto, foi utilizado o referencial piagetiano. Com base na organização dos dados, as categorias de análise foram aprendizagem e mecanismos sociocognitivos. Concluímos que as possibilidades da interface física e digital, considerando a mobilidade do laptop na modalidade 1:1, podem configurar novas relações e desafios no processo de ensino e aprendizagem. Com relação aos processos sociocognitivos, evidenciamos uma tendência de relações de conformismo e de coação nas trocas interindividuais e um falso equilíbrio de cooperação.


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