Educação Infantil Pública Municipal em Florianópolis: um estudo da arquitetura escolar a partir de documentos iconográficos (1976 a 1987) DOI: 10.5965/198472381426201342

Adriana de Souza Broering, Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Adilson De Angelo

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar, do ponto de vista histórico, a arquitetura e o espaço escolar das instituições de Educação Infantil da Rede Pública do Município de Florianópolis, no período de 1976 a 1987 . Tal análise das primeiras instituições dessa rede pode contribuir com o processo de investigação da história da educação no município pela estreita relação, evidenciada por outros estudos, entre arquitetura escolar e pedagogia. O recorte histórico se justifica pelo fato de 1976 marcar o ano em que o poder público local inicia o atendimento às crianças pequenas, e o ano de 1987, por haver precedido a promulgação da Constituição federal de 1988, que consagrou o direito da criança a esse atendimento. O estudo parte de diferentes fontes – com especial atenção nos documentos iconográficos – a respeito da maneira como os espaços em referência foram ocupados e habitados por adultos e crianças, e investiga a cultura material escolar. Com uma leitura fundamentada nesses contextos, quer-se decifrar os significados das práticas educativas aplicadas e materializadas na trajetória das instituições para a infância, na construção histórica da ocupação dos seus espaços e, em certa medida, nas escolhas e decisões que marcam a época. Como resultado, consolida-se a convicção de que a arquitetura não é neutra e deve ser considerada nos projetos educacionais.

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