Propostas do professor Pedro Fortunato para a escolarização da criança na província do Paraná (1867-1880)<em>DOI: 10.5965/1984723814262013112</em>

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná

Resumo

Tomando por fontes privilegiadas duas correspondências de um professor público primário e o livro de matrículas de sua escola, o objetivo do artigo é verificar como a educação da criança foi pensada por um professor público na cidade da Lapa, Província do Paraná, a partir de sua experiência docente, entre os anos de 1867 e 1880. O número mínimo de alunos em uma escola, o tempo de duração dos trabalhos escolares, a idade apropriada para a escolarização, o problema do provimento de materiais para meninos pobres e a necessidade de instrução para escravos e ingênuos são os temas sobre os quais discorre e que evidenciam a centralidade que conferia à criança no processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando em Educação na linha de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas sobre a história da educação no século XIX, história da infância, história da educação da criança pela família.

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

TUCHINSKI DOS ANJOS, Juarez José. Propostas do professor Pedro Fortunato para a escolarização da criança na província do Paraná (1867-1880)<em>DOI: 10.5965/1984723814262013112</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 112–133, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013112. Acesso em: 28 mar. 2024.