Os PCN’s e os Materiais Didáticos para o Ensino da Arte: o que propõem?
National Curricular Parameter and Didactic Materials for Art Education: what do they propose?

Rose Meri Trojan, Jesús Rodríguez Rodríguez

Resumo


Neste artigo analisamos o significado e o papel concedido aos materiais didáticos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (5.ª a 8.ª séries), assim como as implicações que de sua interpretação se derivam para os distintos setores e membros da comunidade educacional. Primeiramente, apresentamos uma breve introdução sobre como entendemos o papel dos materiais no processo de desenvolvimento curricular e as funções que lhes devem ser atribuídas nos processos de inovação educativa. Posteriormente, nos referimos a alguns princípios fundamentais da legislação educacional brasileira e as características desses referenciais que orientam sua aplicação. Em seguida, analisamos o significado que aparece atribuído aos materiais nesse documento, destacando os materiais impressos. No final do trabalho, incluímos um conjunto de recomendações que consideramos poder ajudar a incrementar a qualidade da tomada de decisões sobre os materiais, a partir da análise realizada e da revisão bibliográfica sobre o tema.


Palavras-Chave: Ensino de Arte. Material Curricular. Reforma Educacional Brasileira.


Abstract: This paper analyses the significance and role given to didactic materials in the National Curricular Parameter for Art, as well as the implications deriving from its interpretation for the various sectors and members of the education community. First, we provide a brief introduction of our perception of the role of materials in the curricular development process and the functions which should be attributed to them in the process of innovation. Afterwards, we refer to some fundamental principles of Brazilian education laws and the characteristics of these references which guide its application. After that, we analyze the meaning which seems to be attributed to material in this document, specially printed material. And finally, we include a set of recommendations which we consider to be able to help to improve the quality of decision making about material from the analysis made and the bibliographic review about the topic.


Keywords: Art Education. Didactic Materials. Brazilian Educational Reform.


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