Análise Cientifico-Didáctica de Manuais escolares: um estudo na temática da ";Tectónica de Placas";

A Scientific-Didactic Analysis of School Manuals: a study based on the “Tectonic Plates” theme

Sandra Amoêda, Helena Martins, Clara Maria da Silva de Vasconcelos

Resumo


A problemática da avaliação dos manuais escolares tem sido amplamente difundida em Portugal pois, para além  da qualidade do manual e da sua utilização, é necessário um olhar crítico para as abordagens científica e didáctica dos conteúdos programáticos. Por outro lado, as orientações curriculares propostas pelo Ministério da Educação em Portugal apontam para uma crescente, e quase inevitável, integração das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambiente escolar. Sendo escasso o tempo lectivo para o cumprimento dos conteúdos programáticos, acresce a necessidade de os próprios manuais difundirem sites em língua portuguesa ou serem complementados com CD-ROMs interactivos, que auxiliem na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. Com o presente trabalho pretendeu-se analisar a forma de abordagem da temática “Tectónica de Placas” em manuais escolares do 10º ano de escolaridade do ensino secundário (abrange alunos na faixa etária entre 15 e 17 anos) em Portugal, segundo duas vertentes – a científica e a didáctica. A análise de conteúdo efectuada permitiu verificar que, apesar dos manuais analisados abordarem de uma forma satisfatória os conteúdos em termos científicos, não disponibilizam suporte multimídia, e a referência a sites em língua portuguesa é limitada.


Palavras-Chave: Manuais Escolares. Avaliação. Tecnologia de Informação e Comunicação


 


Abstract: The evaluation issue on school textbooks has been widely disseminated in Portugal because, in addition to assessing the quality of the manual and its use, it requires a critical look of the scientific and didactic approaches of the educational contents of the program. On the other hand, the curriculum orientations proposed by the Ministry of Education in Portugal indicated an increasing, and almost inevitable, integration of the Technologies of Information and Communication in the school environment. Because the school-time for the execution of the programmatic contents is limited, it increases the need of the school books to diffuse a list of sites in the Portuguese language or to complement them with interactive CD-ROM’s, which would help in the knowledge construction and in the skills development. This paper aimed to analyze the tectonic plate’s theme approach in school books from the 10th grade High School, (intended to 15 and 16-years old students) in Portugal, according to two variables – scientific and didactic. The content analysis conducted has shown that, even though the analyzed manuals followed a satisfactory approach of the educational content program, in scientific terms, it does not provide multimedia support and referential websites in the Portuguese language is limited.


Keywords: school manual, evaluation, technologies of information and communication.


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