A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão
Perspective of Education for Intercultural Bilingual Approach: the deafness in focus

Paulo Cesar Machado

Resumo


Este trabalho discute aspectos interculturais e linguísticos no contexto escolar do aluno surdo. Diferentes autores têm discutido a relação língua/identidade na educação bilíngue, colocando em foco a interação entre os sujeitos e destacando o espaço de negociação, o “entre-lugar”, frente a culturas diferentes. Buscamos trazer essa discussão para o campo da surdez, levando em conta que o interlocutor privilegiado do aluno surdo é o próprio surdo, e o lugar de contato com sua língua se dá, para a maioria dos alunos, dentro da escola. Observamos que a inserção do professor surdo em sala de aula contribui para que os alunos não somente encontrem possibilidades de construção da língua/identidade, mas utilizem-se legitimamente dos espaços de negociação entre surdos e ouvintes no contexto escolar. Ao que parece, a abordagem educacional bilíngue na perspectiva intercultural está acelerando a consciência dos próprios alunos surdos sobre a construção de identidades surdas.


PALAVRAS-CHAVE: Perspectiva intercultural. Língua/Identidade. Abordagem bilíngüe. Surdez.


ABSTRACT: This paper approaches a discussion on the intercultural and linguistics aspects of deaf students in school environment. Different authors choose the interaction between deaf subjects, highlighting the space of negotiation or the “in between”, regarding different cultures, as the main focus in the discussion of the language/identity relation in bilingual education. The idea is to bring this discussion into the field of deaf studies, taking into account the fact that the privileged interlocutor of the deaf student is himself and that the contact locus with his language, for most of them, occurs inside the school. It has been observed that the insertion of a deaf teacher in the classroom contributes to seeking and finding new possibilities for the construction of the language/identity relation and the legitimate use of negotiation spaces between deaf and hearing students in the school context. It seems like the intercultural perspective of the bilingual educational approach is accelerating the awareness of the deaf students regarding the meaning of deafness.
KEYWORDS: Intercultural perspectives. Language/Identity. Bilingual approach. Deafness.


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