Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?

Elísio Wedderhoff

Resumo


O objetivo da educação emocional não está centrado na mensuração da inteligência, mas sim, na sua otimização; a partir da educação das emoções. Constitui-se num processo complexo de construção permanente, originado no seio da família, passando pela escola e continuando por toda a vida. No entanto, não pode ser vista como mais um tipo de auto-ajuda ou uma receita que transforma todos os problemas em soluções.

Palavras-chave: inteligência emocional, educação emocional, paradigma.

Abstract:The objetctive of ernotional intelligence is not centered in the rneasuring of intelligence, but, in its optimizing, beginning from the education of the ernotions. It constitutes into a complex process of perrnanent construcion, deriving from the midst of the family, going through school and keeping on for the entire life. However, it can not be seen as a kind of self-help or a receipt that transforms ah problems into solutions.

Key-Words: emotional intelligence, emotional education, paradigm.


Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com