Cadeira de Rodas e Estigma: um estudo preliminar da percepção visual de não-usuários

Autores

  • Melissa Marin Vasquez FAAC-UNESP BAURU Mestrado em Design Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)
  • Jamille Noretza de Lima Lanutti Doutoranda em Design, PPGDesign-UNESP Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)
  • Fabiane Rodrigues Fernandes Doutoranda em Design, PPGDesign-UNESP, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fausto Orsi Mêdola Doutor em Bioengenharia, PPGDesign-UNESP Universidade Estadual Paulista (UNESP), Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)
  • Luis Carlos Paschoarelli Livre-Docente, PPGDesign-UNESP Universidade Estadual Paulista (UNESP), Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796305102016003

Resumo

O Design Ergonômico analisa as relações entre as funções práticas, estéticas, simbólicas e emocionais, visando atender as necessidades e expectativas dos diferentes usuários. Este estudo teve como objetivo verificar a compreensão do estigma negativo de TAs, levando em consideração a influência da emoção do seu usuário por meio da aplicação (emprego) de um eyetracking de sistema remoto. Os resultados apontam que os sujeitos do gênero feminino são mais sensíveis a perceberem o estigma relacionado a tecnologia assistiva. Além disso destaca-se a método empregado como uma alternativa para obter dados quantitativos da percepção do valor simbólico negativo, ou seja o estigma social.

Palavras-chave: eyetracking, estigma, cadeira de rodas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Marin Vasquez, FAAC-UNESP BAURU Mestrado em Design Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)

Designer industrial e especialista em ergonomía da Universidad Nacional de Colombia. Atualmente mestranda em design do programa de Pós-graduação da FAAC UNESP Bauru. Laboratorio de ergonomia e interfaces LEI.

Jamille Noretza de Lima Lanutti, Doutoranda em Design, PPGDesign-UNESP Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na linha de pesquisa Ergonomia. Possui graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Design pela mesma instituição (2013). Realiza pesquisa junto ao Laboratório de Ergonomia e interfaces da Unesp - Bauru desde 2006. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: design ergonômico, ergonomia, percepção e simbolo.

Fabiane Rodrigues Fernandes, Doutoranda em Design, PPGDesign-UNESP, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorado (em andamento) em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Design com ênfase em Ergonomia (MSc. in Design with focus on Ergonomics) pela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gestão de Projetos (Master of Business Admnistration in Project Management) pela FARC (2010). Bacharel em Desenho Industrial (Bachelor Degree in Industrial Design) pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Professora Assistente I do Departamento de Tecnologia em Design Gráfico, da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) da UNIMEP/Campus Taquaral. Docente na FAAL, curso de Design Gráfico e Design de Produto. Tem experiência na área do Design Ergonômico e da Interface Humano-Tecnologia, com ênfase em: Web Design, Ergonomic Design, Information Design, User Experience (UX) & Usability. Também atuou na prática com projetos como: Simulador Virtual dos Painéis das Lavadoras da Brastemp e Consul e Desenvolvimento de diversos websites. Autora dos livros Design de Informação: base para a disciplina no curso de Design e O Estado e o Design: do estilo à ferramenta estratégica de negócios;. Membro do Comitê Científico da Revista Projética (ISSN: 2236-2207) e Membro do Comitê Científico da Revista Design e Tecnologia (ISSN: 2178-1974)

Fausto Orsi Mêdola, Doutor em Bioengenharia, PPGDesign-UNESP Universidade Estadual Paulista (UNESP), Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)

Professor Assistente Doutor - FAAC/UNESP - Departamento de Design - Campus Bauru, e do Programa de Pós-graduação em Design - FAAC/UNESP. Doutor em Ciências (área de concentração: Bioengenharia) pelo Programa de Pós-graduação Interunidades Bioengenharia - EESC/FMRP/IQSC - USP (2013), com estágio de doutorado sanduíche na Georgia Institute of Technology, Atlanta, EUA. Mestrado em Bioengenharia pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia - EESC/FMRP/IQSC - USP, e graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). É co-líder do Grupo de Pesquisa Design e Tecnologia Assistiva, e membro pesquisador no Grupo de Pesquisa Desenho Industrial: Projeto e Interfaces. Realiza pesquisas na área de Desenho Industrial, Design de Produto e Ergonomia, atuando principalmente nos temas: pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de tecnologia assistiva, design ergonômico, biomecânica, cadeira de rodas, acessibilidade e design inclusivo.

Luis Carlos Paschoarelli, Livre-Docente, PPGDesign-UNESP Universidade Estadual Paulista (UNESP), Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI)

É Livre-Docente em Design Ergonômico pela Universidade Estadual Paulista (2009); possui pós-doutorado em Ergonomia (2008) pela Universidade Técnica de Lisboa; doutorado em Engenharia de Produção (2003) pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto, Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia e Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP e "Ergonomista Sênior" da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. 

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

MARIN VASQUEZ, Melissa; DE LIMA LANUTTI, Jamille Noretza; RODRIGUES FERNANDES, Fabiane; ORSI MÊDOLA, Fausto; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Cadeira de Rodas e Estigma: um estudo preliminar da percepção visual de não-usuários. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 003–016, 2016. DOI: 10.5965/2316796305102016003. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/8847. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos