Avaliação comparativa de drives de armazenamento na nuvem: Usabilidade e learnability do Dropbox, Google Drive e OneDrive

Autores

  • Isabella de Souza Sierra Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Priscilla Albuquerque Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elton Moura Nickel Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796305102016048

Resumo

Investigou-se o nível de facilidade de uso e aprendizado de três sistemas de armazenamento, em suas versões on-line: Dropbox™, Google Drive e OneDrive, aplicando testes de usabilidade com usuários novatos. Encontrou-se uma homogeneidade entre as plataformas, sem diferenças estatisticamente significativas. Houve um grande número de desistências, poucos erros e mais demora do que o esperado. As notas SUS foram similares e baixas para os três drives. Encontraram-se três grandes problemas de usabilidade dos drives para usuários novatos: 1) a falta de homogeneidade na taxonomia dos botões e menus; 2) a falta do uso de convenções em relação às plataformas mais tradicionais vistas em sistemas operacionais e 3) a ausência de feedbacks e informações contextuais mais claros e enfáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella de Souza Sierra, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design da UDESC.

Priscilla Albuquerque, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Design da UDESC.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design (atual coordenador do PPGDesign) e em Administração desta universidade, assim como no curso de pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC.

Elton Moura Nickel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Chefe do Departamento de Design e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

DE SOUZA SIERRA, Isabella; ALBUQUERQUE, Priscilla; GITIRANA GOMES FERREIRA, Marcelo; MOURA NICKEL, Elton. Avaliação comparativa de drives de armazenamento na nuvem: Usabilidade e learnability do Dropbox, Google Drive e OneDrive. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 048–061, 2016. DOI: 10.5965/2316796305102016048. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/8531. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos