Projeto de sinalização hospitalar: a análise ergonômica do Hospital Universitário da UFCG

Autores

  • Uda Flavia Souza Fialho UFRGS
  • Andreia Bordini de Brito UFPel
  • José Fialho de Oliveira Júnior UFCG

Resumo

Este estudo apresenta a análise ergonômica realizada durante o desenvolvimento do Sistema de Sinalização de orientação interna do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A análise ergonômica foi fundamentada na abordagem sistêmica proposta por Moraes (1994) e dividida em quatro etapas: sistematização do sistema homem-máquina, problematização do sistema homem-máquina, análise da tarefa, e recomendações ergonômicas. O objetivo foi identificar os problemas existentes na sinalização do ambiente em questão e, a partir do diagnóstico, propor recomendações ergonômicas para o projeto de sinalização de orientação interna do HUAC-UFCG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uda Flavia Souza Fialho, UFRGS

Doutoranda da Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Designer de produto com ênfase em desenvolvimento de produtos médico-hospitalares, desenvolve pesquisas sobre a participação dos usuários no processo de design com foco na aplicação de métodos e ferramentas de criação coletiva.

Andreia Bordini de Brito, UFPel

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas dos Cursos de Design. Atua na área do Design de Produto com foco em Equipamentos médico Hospitalares e Design Gráfico com foco em Embalagens e Sistemas de Sinalização.

José Fialho de Oliveira Júnior, UFCG

Gerente do núcleo de Design da UNA-SUS na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Bacharel em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente em desenvolvimento web, objetos virtuais de aprendizagem e cursos EAD para área de saúde.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

FIALHO, Uda Flavia Souza; BRITO, Andreia Bordini de; OLIVEIRA JÚNIOR, José Fialho de. Projeto de sinalização hospitalar: a análise ergonômica do Hospital Universitário da UFCG. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 052–070, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6873. Acesso em: 28 mar. 2024.