Personalização da Ferramenta PREMO para Avaliação da Experiência do Usuário: buscando uma maior relação com o usuário

Autores

  • Fernanda Steinbruch Araujo Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC,
  • M.a Fernanda Gomes Faust Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, SC
  • Ba. Isabella de Souza Sierra Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Prof.Ba. Manuela Cunha Soares Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Dr. Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Resumo

Parte do processo de desenvolvimento de produtos é a sua validação por meio de métodos e ferramentas. Dentre essas está a avaliação do uso do produto e de sua relação com o usuário: a experiência do usuário (UX). Esta pesquisa aborda a utilização da ferramenta PrEMO, para avaliações de UX, que consiste em identificar as emoções dos usuários por meio de personagens para representar sua opinião sobre o produto. Neste caso a adaptação é feita para a avaliação de produtos utilizados por senhoras idosas, propondo uma personalização da ferramenta a fim de aumentar a identificação das usuárias com a mesma, melhorando na obtenção dos resultados. Esta pesquisa foi realizada idosas com artrite reumatoide a fim de identificar as suas principais dificuldades e emoções na manipulação de produtos nas suas atividades de vida diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Steinbruch Araujo, Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC,

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014), possui graduação em Design de Produto pela Universidade Luterana do Brasil (2005).Pós- Doutoranda no curso de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

M.a Fernanda Gomes Faust, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis, SC

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014), possui graduação em Design habilitação Industrial pela Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC)(2013). Doutorandanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Ba. Isabella de Souza Sierra, Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Bacharel em Design de Habilitação Idustrial pela  Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) com experiência na área de Design Industrial e Gráfico. atualmente Mestranda em Ergonomia  pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Prof.Ba. Manuela Cunha Soares, Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Trabalha há 9 anos como ilustradora freelancer, com foco em ilustração editorial e educacional (técnica e de personagens). Como designer tem trabalhado nos últimos três anos em projetos editoriais integrados com imagem. Atualmente leciona nos cursos de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Dr. Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor Associado do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design (atual coordenador do PPGDesign) e em Administração desta universidade, assim como no curso de pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, e desenvolvimento de TAs, metodologia de projeto, desenvolvimento colaborativo de produtos, sustentabilidade no projeto. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

ARAUJO, Fernanda Steinbruch; FAUST, M.a Fernanda Gomes; SIERRA, Ba. Isabella de Souza; SOARES, Prof.Ba. Manuela Cunha; GOMES FERREIRA, Dr. Marcelo Gitirana. Personalização da Ferramenta PREMO para Avaliação da Experiência do Usuário: buscando uma maior relação com o usuário. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 076–094, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6702. Acesso em: 19 abr. 2024.