Técnicas de Análise de Carga Mental Aplicadas no Design de Interfaces Gráficas

Autores

  • Aline Girardi Gobbi UDESC
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos UDESC

Resumo

Um dos aspectos de grande relevância para o estudo da interação humano-computador é o conceito de carga mental. Situações onde a interação exige capacidades mentais além das que o usuário pode suportar podem causar problemas de sobrecarga, resultando em irritação, frustração e até mesmo problemas de saúde. Embora o conceito de carga mental seja subjetivo, existem técnicas e ferramentas úteis para sua medição. O objetivo deste artigo é descrever as principais técnicas de avaliação de carga mental, enfatizando as que melhor se aplicam na avaliação de interfaces gráficas. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica e um estudo comparativo das técnicas estudadas, o que permitiu a elaboração de uma lista de orientações de avaliação de carga mental específico para interfaces gráficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Girardi Gobbi, UDESC

Formada em Design - Hablilitação DEesign Gráfico pela UFSC, mestranda do PPG Design UDESC na área de Fatores Humanos - Interações Comunicacionais.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, UDESC

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (graduação e mestrado), coordenador de pós-graduação (especialização) e docente na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Downloads

Publicado

2015-07-29

Como Citar

GOBBI, Aline Girardi; DOS SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna. Técnicas de Análise de Carga Mental Aplicadas no Design de Interfaces Gráficas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 046–069, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6058. Acesso em: 19 mar. 2024.