A Ergonomia na Identificação dos aspectos dimensionais críticos: o estudo antropométrico de um carro de competição BAJA SAE

Autores

  • Douglas Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Bruna Pasquali Plentz
  • Silvia Marcia Fiori Sala
  • Eugenio Andrés Díaz Merino

Resumo

O presente artigo apresenta estudos ergonômicos realizados em um veículo de competição de Baja SAE de equipe da Universidade Federal de Santa Catarina, contemplando a antropometria do piloto, com o objetivo de identificar os aspectos dimensionais críticos no projeto atual do carro. Estes aspectos podem afetar negativamente o desempenho do mesmo nas provas e de igual forma prejudicar o piloto. Para a analise foram utilizadas tabelas antropométricas com os percentis 5/50/95, além do uso de técnicas de   fotogrametria    e   também   da   interação   de manequins ergonômicos em escala 1:10. Como resultado, foi possível identificar os aspectos dimensionais críticos e propor recomendações para adequá-las às necessidades do piloto.

 Palavras chave: antropometria; Baja SAE; cockpit de competição; ergonomia; segurança; conforto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

SILVA, Douglas; PLENTZ, Bruna Pasquali; SALA, Silvia Marcia Fiori; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. A Ergonomia na Identificação dos aspectos dimensionais críticos: o estudo antropométrico de um carro de competição BAJA SAE. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 56–74, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5679. Acesso em: 28 mar. 2024.