Desenvolvimento de um Serviço de Assistência de Bicicletas sob a ótica da Experiência do Usuário

Autores

  • Fernanda Steinbruch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Gomes Faust Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thaiana Pereira do Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Antonio Forcellini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Amaral Gontijo
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Diante da rapidez das mudanças de consumo, as empresas prestadoras de serviço buscam um novo posicionamento no mercado a partir das suas relações com os clientes. Estas relações são definidas pelos aspectos emocionais e culturais da sociedade e facilitam a percepção do prestador do serviço durante a interação com o cliente, que ocorre de forma imediata e subjetiva.  Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento conceitual de um serviço de assistência de bicicletas, utilizando conceitos e ferramentas do design centrado no usuário e com foco na qualidade. A fim de demonstrar a importância de incorporar o feedback do usuário durante desenvolvimento do serviço, foram utilizados métodos de avaliação da experiência do usuário alinhados aos conceitos e ferramentas apresentados para o processo de desenvolvimento do serviço, adequando-o as necessidades e provendo a satisfação do usuário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Steinbruch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014), possui graduação em Design de Produto pela Universidade Luterana do Brasil (2005).Pós- Doutoranda no curso de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, desenvolve pesquisas nas áreas de Experiência do Usuário (UX) e Usabilidade.

Downloads

Publicado

2014-12-27

Como Citar

STEINBRUCH, Fernanda; FAUST, Fernanda Gomes; DO ANJOS, Thaiana Pereira; FORCELLINI, Fernando Antonio; GONTIJO, Leila Amaral; GOMES FERREIRA, Marcelo Gitirana. Desenvolvimento de um Serviço de Assistência de Bicicletas sob a ótica da Experiência do Usuário. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 109–123, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5638. Acesso em: 29 mar. 2024.