A FASE DE PREPARAÇÃO NO PROCESSO DE DESIGN DE UM PRODUTO MÉDICO-HOSPITALAR

Autores

  • Uda Flavia Souza Fialho UFRGS
  • Cleone Ferreira de Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Andreia Bordini de Brito Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • José Fialho de Oliveira Júnior Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308162019064

Resumo

Este estudo apresenta a fase de preparação do projeto de um coletor de urina sistema fechado para leito, cuja função é armazenar urina de pacientes situados em Unidades de Terapia Intensiva e Centros Cirúrgicos. O objetivo foi levantar e analisar informações acerca do usuário e do produto para definir os requisitos do projeto. Foi realizada uma pesquisa no contexto de uso do coletor, pautada na observação e na conversação com os operadores, na qual foi possível observar como ocorre o manuseio do produto e realizar entrevistas informais para obter informações complementares. O resultado apresenta os requisitos do projeto para as fases posteriores do desenvolvimento do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uda Flavia Souza Fialho, UFRGS

Doutoranda da Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Designer de produto com experiência em design de produtos médico-hospitalares, desenvolve pesquisas sobre design para a inovação social, com foco na identificação de necessidades do usuário por meio de métodos e ferramentas de co-criação.

Cleone Ferreira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande do curso de Design. Atua na área de Gestão do Design com ênfase no desenvolvimento de micro e pequenas empresas e no desenvolvimento de produtos. 

Andreia Bordini de Brito, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas dos Cursos de Design. Atua na área do Design de Produto com foco em Equipamentos médico Hospitalares e Design Gráfico com foco em Embalagens e Sistemas de Sinalização. 

José Fialho de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Bacharel em Design pela Universidade Federal de Campina Grande. Designer Gráfico na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, atua principalmente no desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem para a área de saúde. 

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

FIALHO, Uda Flavia Souza; SOUZA, Cleone Ferreira de; DE BRITO, Andreia Bordini; OLIVEIRA JÚNIOR, José Fialho de. A FASE DE PREPARAÇÃO NO PROCESSO DE DESIGN DE UM PRODUTO MÉDICO-HOSPITALAR. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 064–081, 2019. DOI: 10.5965/2316796308162019064. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308162019064. Acesso em: 28 mar. 2024.