Abordagens metodológicas do design emocional: uma revisão bibliográfica sistemática.

Autores

  • Claudia Crepaldi UDESC
  • Célio Teodorido dos Santos UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796307142018074

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática - RBS, com o objetivo de levantar abordagens e metodologias que levam em conta aspectos relativos aos fatores emocionais no projeto de design. Sete publicações foram selecionadas dentro dos parâmetros de busca propostos e discutiu-se sobre o estado da arte dessa nova abordagem frente a abordagem clássica do design utilizada no desenvolvimento de produtos. Os resultados devem servir como base para configurar meios de interação capazes de contribuir para a manifestação das emoções diante da experiência com o produto, considerando os fatores humanos e auxiliando projetos no meio acadêmico e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Crepaldi, UDESC

Mestranda do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina desde agosto de 2016, especialista em Gestão do Design Gráfico pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005), possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Vasta experiência em criação e desenvolvimento de materiais gráficos promocionais e editoriais, passando pela coordenação e gestão de comunicação corporativa. Experiência em gestão de marca, processos de impressão e ampla familiaridade com a rotina de criação, diagramação e arte-finalização de materiais impressos, tendo atuado também em projetos ligados às redes sociais, contemplando criação de peças gráficas e gerenciamento de conteúdo, planejamento e gestão do design gráfico.

Célio Teodorido dos Santos, UDESC

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Design Thinking, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC. Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de 2011 a 16/03 de 2013. Foi Curador Adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos. É Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design CEART UDESC

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

CREPALDI, Claudia; DOS SANTOS, Célio Teodorido. Abordagens metodológicas do design emocional: uma revisão bibliográfica sistemática. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 074–094, 2018. DOI: 10.5965/2316796307142018074. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307142018074. Acesso em: 28 mar. 2024.