Design e sociedade: uma reflexão sobre acessibilidade, interação e inclusão

Autores

  • Willian Amphilóquio Universidade da Região de Joinville
  • João Eduardo Chagas Sobral Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796307132018165

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar as características que tornam o design um campo significativo no tocante à inclusão social. Indivíduos com deficiências enfrentam diariamente problemas de locomoção, de percepção e de interação com o meio em que vivem. A partir de uma metodologia experimental, por meio da revisão de materiais bibliográficos, procurou-se evidenciar, portanto, técnicas e tecnologias pertinentes para o avanço da inclusão. Para tanto, foram abordados alguns fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos que influenciam consideravelmente o trabalho de um designer, a fim de explicitar os limites e enfrentamentos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Amphilóquio, Universidade da Região de Joinville

Graduado em Design com habilitação em Programação Visual pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Mestrando em Design na mesma instituição. Tem experiência com mídia exterior, mídia digital, diagramação, branding, marketing, editoração gráfica, comunicação visual e processos de produção. Como pesquisador, atua no campo social, investigando aspectos comportamentais, culturais, estruturais, econômicos, políticos e tecnológicos da população. Desse modo, por meio de metodologias contemporâneas do design, como o design centrado no humano e o design thinking, busca encontrar oportunidades pertinentes para a promoção de uma sociedade colaborativa, conectada e inclusiva.

João Eduardo Chagas Sobral, Universidade da Região de Joinville

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio (2011). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Chefiou do Departamento de Design da Univille – Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina no período de 2002 a 2012. Atualmente é coordenador do Programa de Mestrado em Design na mesma instituição. Representa o estado de Santa Catarina como membro do Colegiado de Design do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC - Ministério da Cultura). É consultor - Ad hoc - da CAPES e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/ SC). Professor Titular da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE com experiência nas áreas de Design Industrial e Programação Visual, com ênfase na Educação e Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia, Artes, Identidade Visual, Desenvolvimento de produto, Ergonomia e Usabilidade.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

AMPHILÓQUIO, Willian; SOBRAL, João Eduardo Chagas. Design e sociedade: uma reflexão sobre acessibilidade, interação e inclusão. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 165–176, 2018. DOI: 10.5965/2316796307132018165. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307132018165. Acesso em: 18 abr. 2024.