USABILIDADE PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Jaqueline Ávila Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Prof. Doutora, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306122017124

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar publicações voltadas à usabilidade pedagógica – que trata da análise de aspectos educacionais de sistemas digitais –, evidenciando sua relação com ergodesign e ergopedagogia. Por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática, a pesquisa buscou trabalhos nas bases de dados Capes, Scopus e Repositório Institucional UFSC. Dos 238 trabalhos encontrados, verificou-se (após aplicação de filtros), que apenas 11 eram pertinentes ao tema. Resultados: parte das publicações analisadas focam em ambientes de aprendizagem ou na prática pedagógica de professores; poucas focam especificamente em materiais didáticos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Ávila, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design na mesma instituição, linha Gestão Estratégica do Design.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do PPG em Design & PPG em Engenharia de Produção - UFSC

PhD em Engenharia de Produção - UFSC

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Prof. Doutora, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do PPG em Design – UFSC

Doutora em Engenharia de Produção - UFSC

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

ÁVILA, Jaqueline; DÍAZ MERINO, Eugenio Andrés; SCHMIDT ALVES DÍAZ MERINO, Giselle. USABILIDADE PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 124–143, 2017. DOI: 10.5965/2316796306122017124. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796306122017124. Acesso em: 19 mar. 2024.