Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Human Factors in Design?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Aspectos Gerais

  1. A Human Factors Design publica textos inéditos - artigos – em português, espanhol e inglês, resultantes de pesquisas.
  2. A Revista Human Factors Design recebe artigos em fluxo contínuo.
  3. O(s) autor(es) deve(m) ter, preferencialmente, o título de doutor. Aceita-se também artigos de doutorandos, mestres e mestrandos, sendo que estes últimos devem publicar em colaboração com um doutor.
  4. A Human Factors Design também publica artigos  traduzidos. Nesse caso, as propostas de contribuição deverão vir acompanhadas do texto original e da autorização do autor para a tradução.
  5. Cada autor só poderá ter um artigo  em processo de seleção, isto é, entre o início da submissão e a publicação final. Será, ainda, resguardado um intervalo de dois anos para que o mesmo autor possa publicar outro texto na Human Factors Design Os conteúdos expressos nas contribuições publicadas pela Revista Human Factors Design são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

II – Avaliação de mérito (Peer Review)

  1. Desde que atendam às especificações formais relacionadas abaixo, as propostas de contribuição  passarão por triagem inicial, feita pelo Comitê Editorial.
  2. Passando por essa triagem inicial, as propostas de contribuição entrarão em processo de avaliação de mérito, durante o qual serão submetidas a dois pareceristas (especialistas na área ou temas em questão) designados pelo Comitê Editorial, que resguardará o anonimato entre avaliadores e autores.
  3. Os pareceres e as propostas de contribuição serão apreciados pelo Comitê Editorial. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação da proposta de contribuição e, eventualmente, a solicitação ao autor de reformulações que atendam às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra esse pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar a versão corrigida que será avaliada novamente tanto pelo Comitê Editorial como pelo(s) parecerista(s) que sugeriu alterações.

III – Especificações formais e de encaminhamento das proposta

  1. Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema. O autor deve informar seu endereço eletrônico e biografia (com, no máximo, 3 linhas), enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. O arquivo com o artigo ou resenha deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja o nome do(s) autor(es) no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de quaisquer informações sobre a autoria. Na submissão on line, caso haja dificuldade de manter o anonimato, o(s) autor(es) deve(m) mencioná-la nos "comentários ao editor". O Comitê Editorial responderá ao(s) remetente(s), confirmando o recebimento do arquivo.
  2. Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Arial tamanho 12 e espaço simples.
  3. Os artigos podem ter entre 20.000 e 60.000 caracteres (incluídos os espaços).
  4. O arquivo deve iniciar com folha de rosto na qual conste o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e até cinco palavras-chave (preferencialmente a partir de vocabulário controlado); título em inglês, abstract e até cinco keywords (com as mesmas dimensões).
  5. No  texto do artigo, as notas devem ser colocadas no rodapé e as referências no final do texto.
  6. Em artigos, as citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas em corpo 11, espaço simples, sem aspas e com recuo de 1,25 cm. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses.
  7. Termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.
  8. Referências: apenas aos textos citados no trabalho. A palavra REFERÊNCIAS deve estar em maiúscula, negrito, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada.
  9. Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos de autoria de terceiros, é indispensável carta de autorização. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação e créditos. O material gráfico, em formato JPG e com resolução de até 300 dpi, deve ser enviado em arquivo(s) separado(s) do texto.
  10. Hiperlinks devem vir com o endereço ao lado do termo hiperlinkado.
  11. Padrões de envio de mídias: Imagens: resolução de até 300 dpi; Vídeos: curtos, até 15 minutos em mpeg ou avi; longos, até 500.00 MB; Arquivos de áudio: formato mp3.
  12. O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0; a autorização será publicada na revista Urdimento digital.
  13. As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023, como exemplificado abaixo.

Exemplos de Referências:

Livro:
VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, 2010.

Capítulo de livro: CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In: PARANHOS, Kátia (Org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.

Dissertação e tese:
XAVIER, Jussara Janning. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. Florianópolis, 2012. Tese (Doutorado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Artigo de periódico:
ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, 2012.

Artigo de jornal: ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Sousa. Suplemento Cultural de Santa Catarina - Ô Catarina,  Florianópolis, dez. 2013, p. 9.

Trabalho publicado em anais: CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2010. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, p. 1-5.

Publicação on-line – Internet: 
RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoria y critica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014. 

 

OBSERVAÇÃO FINAL: A desconsideração das normas
implica em não-aceitação do trabalho. Os artigos recusados
não serão devolvidos ao(s) autor(es).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:

Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em:

 http://www.revistas.udesc.br/index.php/Human Factors Design

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes. Os nomes e endereços informados nesta revista não estão disponíveis para outras finalidades ou a terceiros.