Análise preliminar da concepção de linguagem utilizada no Sistema EaD-Unitins: Contabilidade Geral I, II e III do Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Geraldo Gomes da Silva
  • Karylleila Andrade Klinger
  • Kyldes Batista Vicente
  • Maria Loudes F. G. Aires

Palavras-chave:

Linguagem, interação, material impresso, sistema EaD-Unitins, Contabilidade I, II e III

Resumo

Ao longo da história, a linguagem humana tem sido concebida de maneiras diversas: como representação do mundo e do pensamento; como instrumento de comunicação, código que deve ser dominado pelos falantes e como forma e processo de interação. Como qualquer linguagem articula uma ideologia, cada uma dessas concepções serve a um propósito diferente e permite que diferentes objetivos sejam atingidos quando de seu uso. A escolha de uma dessas concepções, no entanto, nem sempre resulta de uma opção consciente do locutor em sua relação com o interlocutor. A linguagem do material escrito dos Cadernos de Conteúdos e Atividades do Sistema EaD-Unitins deve-se caracterizar por fomentar a auto-aprendizagem do aluno, tornando-o sujeito de seu próprio conhecimento. Essa afirmação, que se apresenta como uma proposição, exige que se defina uma concepção de linguagem que irá subsidiar teoricamente a elaboração do material da EAD. Uma pergunta se coloca então: das três concepções de linguagem em que se resumem as várias que existem, qual seria a mais adequada à elaboração desses cadernos? Mesmo que essa pergunta não tivesse sido colocada ainda, um fato é inegável: o material produzido pelos construtores dos textos, consciente ou inconscientemente, fundamenta-se numa concepção de linguagem. Mas que concepção é essa? Em face dessas duas perguntas, houve a necessidade de se elaborar um projeto de pesquisa para investigar e explicitar a linguagem utilizada na confecção do material impresso do Sistema EaD-Unitins e, a partir dos resultados obtidos, orientar os futuros produtores na escolha de uma linguagem capaz de dialogar com o aluno, substituindo a presencialidade do professor por uma estratégia comunicativa que assegure a auto-gestão da aprendizagem e garanta, por meio da auto-explicação, a construção do conhecimento por parte do interlocutor. O passo inicial da metodologia utilizada, nesta investigação, foi a definição do corpus da pesquisa. A ela se seguiram os seguintes passos: revisão bibliográfica; análise, identificação e explicitação da concepção de linguagem utilizada no material impresso; confronto entre a concepção subjacente ao material analisado e a concepção de linguagem como interação social; apresentação de resultados; elaboração de texto com as considerações finais. A apresentação dos resultados dessa investigação deu-se por meio de quatro itens: 1 - A linguagem como interação social no sistema EaD-Unitins . Neste item, realizou-se a revisão das teorias a serem utilizadas na pesquisa; 2. A partir da discussão teórica, fez-se a análise do corpus da pesquisa: Curso de Ciências Contábeis, mais especificadamente, as disciplinas de Contabilidade Geral I, II e III do Sistema EaD-Unitins ; 3 - Considerações finais. Esse item expõe os resultados da investigação e, também, a orientação para a escolha da concepção de linguagem mais apropriada à construção dos textos do material impresso do Sistema EaD-Unitins; e, por fim, as referências bibliográficas.

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Publicado

2006-11-07

Edição

Seção

Artigos