Dança na Escola no Rio Grande do Sul: percursos históricos e pesquisas acadêmicas

Josiane Franken Corrêa, Vera Lúcia Bertoni dos Santos

Resumo


Objetiva mapear a produção acadêmica sobre Dança na Escola no contexto do Rio Grande do Sul, utilizando-se de metodologia qualitativa a partir de revisão de literatura e pesquisa documental. Parte de uma retomada de aspectos históricos, leis e documentos referentes à Dança na Escola no Brasil, seguida de uma contextualização sobre o tema no território sul-rio-grandense, e enfoca o desenvolvimento de pesquisas acerca da temática em relação a fatores que influenciam o surgimento de novas propostas pedagógicas, artísticas e científicas no campo em questão. Discute-se a implantação dos cursos de Graduação em Dança no Estado e a criação de programas de pós-graduação que acolhem investigações sobre o assunto, assim como a criação e manutenção de canais de divulgação de pesquisas desta natureza. Como referências principais da investigação, têm-se o trabalho de autores como Hoffmann (2015) e Valle (2016), dentre outros.


Palavras-chave


Dança; Dança na educação; História da dança; Educação Básica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1808312914232019034



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