Tecnologias Produtivas, Design e Pesquisa Participativa - Estudo de Caso do Artesanato de Cipó Imbé em Garuva, SC: Dados e Indicadores de Produção

Autores

  • Douglas Ladik Antunes UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312902042007361

Palavras-chave:

Artesanato, Cipó-Imbé, Produção, Indicadores

Resumo

Garuva, município da região Nordeste de Santa Catarina, tem como uma das principais atividades econômicas locais o artesanato em fibras naturais. Entre as fibras mais utilizadas na região, destaca-se o cipó imbé, que é extraído da Mata Atlântica e seu artesanato é comercializado por intermediários em diversos estados do Brasil. Em pesquisas realizadas no município, através de instituições como a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural S.A. – EPAGRI, foram identificadas e diagnosticadas diversas demandas relacionadas à cadeia produtiva do artesanato, principalmente nas etapas de extração, beneficiamento e projeto de produtos e comercialização. Neste sentido a presente pesquisa tem como tema central a investigação sobre o desenvolvimento participativo de novas tecnologias sociais de produção nas comunidades de Palmital e Mina Velha, ambas em Garuva. Pretende-se assim, avaliar o processo metodológico participativo das ações de design de novas tecnologias. Neste breve relato, são apresentadas as análises de dados obtidos mediante o acompanhamento de produção artesanal e seu cruzamento com os dados coletados no pré-cadastramento realizado no município. Alguns aspectos ambientais e indicadores econômicos ficam evidentes, como a produção média mensal por artesão, sua renda com essa produção e a caracterização dos resíduos gerados na localidade. Tais dados mostram-se fundamentais no estabelecimento de estratégias metodológicas para a solução dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

LADIK ANTUNES, Douglas. Tecnologias Produtivas, Design e Pesquisa Participativa - Estudo de Caso do Artesanato de Cipó Imbé em Garuva, SC: Dados e Indicadores de Produção. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 361–369, 2019. DOI: 10.5965/1808312902042007361. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16625. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Design