Transdisciplinaridade e intersimioses no ensino da arte – transarte

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Maria de Lourdes de Azevedo, Cristine Medeiros Esmeraldino, Débora da Rocha Gaspar, Gilberto André Borges, Sandra Conceição Nunes

Resumo


Este artigo relata aspectos acerca da segunda etapa do Projeto TRANSARTE, desenvolvido em Florianópolis. Trata-se de uma proposta de ensino de arte baseada na Semiótica. A primeira experiência (TRANSARTE I) se deu em uma escola pública federal; e a segunda (TRANSARTE II), tem como objeto professores e alunos das redes públicas estadual e municipal. Diversas dificuldades reduziram a proposta de transdisciplinaridade para interdisciplinaridade, em ambas as experiências. Entretanto, os resultados obtidos dos estudantes são muito animadores, se considerados os desempenhos nos pré e pós-testes.  

 


Palavras-chave


Ensino de Arte; Transdisciplinaridade; Intersemioses

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312902042007168



Direitos autorais 2007 Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Maria de Lourdes de Azevedo, Cristine Medeiros Esmeraldino, Débora da Rocha Gaspar, Gilberto André Borges, Sandra Conceição Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio