Aprendizagem e coordenação motora: relações interdisciplinares para o aperfeiçoamento da performance pianística

Arele Almeida Vachtchuk, Maria Bernardete Castelan Póvoas

Resumo


A pesquisa “Ação pianística e coordenação motora: relações interdisciplinares1” tem como objetivo levantar informações que auxiliem na conscientização do movimento e no aperfeiçoamento da execução pianística. Nesta investigação foram abordados temas relacionados à aprendizagem motora, sendo estabelecidas analogias entre questões de áreas como biomecânica, cinesiologia e ergonomia às discussões técnico-instrumentais. Foram realizadas comparações entre o material estudado e a prática pianística, utilizando-se o recurso técnico-pianístico de flexibilização do movimento, ciclos de movimento, proposto por Póvoas (1999).

Palavras-chave


Aprendizagem Motora; Habilidade Motora; Interdisciplinaridade; Ação Pianística

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312903052008620



Direitos autorais 2008 Arele Almeida Vachtchuk, Maria Bernardete Castelan Póvoas

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio