TRANSARTE III Transdiciplinaridade e Intermioses no ensino da arte

Sandra Reginaa Ramalho e Oliveira, Fernanda Maziero Junqueira, Maria de Lourdes de Azevedo

Resumo


Este artigo relata a terceira etapa do Projeto TRANSARTE, desenvolvido em Florianópolis, envolvendo professores e estudantes do ensino formal. Trata-se uma proposta de ensino de arte baseada na Semiótica. A primeira experiência (TRANSARTE I) se deu em uma escola pública federal e a segunda (TRANSARTE II), em escolas das redes públicas estadual e municipal; já a terceira (TRANSARTE III), tem como objeto uma escola particular. Diversas dificuldades reduziram a proposta de transdisciplinaridade para interdisciplinaridade. Entretanto, os resultados obtidos dos estudantes mostram dados relevantes em relação à percepção de intersemioses, à ampliação de repertório de conceitos e à leitura de imagens, se considerados os desempenhos nos pré e pós-testes.

Palavras-chave


Ensino de Arte; Transdisciplinaridade; Intersemioses

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312903052008111



Direitos autorais 2008 Sandra Reginaa Ramalho e Oliveira, Fernanda Maziero Junqueira, Maria de Lourdes de Azevedo

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio