O ensino de artes na contemporaneidade: uma experiência metodológica de ensino de arte para crianças surdas

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Daniela Almeida Moreira, Breithner Monteiro Viana

Resumo


No presente estudo buscamos utilizar como sustentação teórica para o ensino de artes na contemporaneidade, os fundamentos da teoria crítica do ensino de artes, a teoria sócio-histórica e a sociologia crítica, em diálogo com a experiência na construção de objetos pedagógicos e metodologias de ensino de artes em uma perspectiva inclusiva para crianças surdas e cegas. Ao longo da experiência de pesquisa sistematizamos modos de produção de conhecimento e constituição da subjetividade, problemáticas que fundamentam a prática docente na contemporaneidade.

Palavras-chave


inclusão; objetos pedagógicos; ensino da arte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312904062009344



Direitos autorais 2009 Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Daniela Almeida Moreira, Breithner Monteiro Viana

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio