Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista DAPesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista DAPesquisa aceita:

1- Artigo / Relatos de Experiência: original e inédito, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas, notas e referências);

2- Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados (máximo de 10 páginas, incluindo dados dos autores, dados do entrevistado, local e data da entrevista).

 

FORMATAÇÃO DO TEXTO:

Idiomas: serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol.

1. Layout: folha A4, 
2. Margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm, 
3. Fonte: Arial, tamanho 12 
4. Espaçamento: 1,5 linhas
5. Alinhamento: Justificado, 
6. Parágrafo – Recuo primeira linha: 1,25cm
7. Formato: DOC ou DOCX.
8. Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.
9. Os subtítulos devem estar em letra maiúscula (fonte 12) e numerados. 
10. As figuras devem ser numeradas; conter título (fonte 9, espaçamento simples) e fonte da imagem.
11. As referências devem ter o título em negrito e seguir demais normas da ABNT. 

A primeira página do artigo deve conter:
• Título em português, centralizado, em maiúsculas e negrito, tamanho 14. 
• Título em língua estrangeira (inglês ou espanhol), centralizado, em maiúsculas e negrito, tamanho 14.
• Resumo em português: mínimo 150 palavras - máximo 200 palavras, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões, tamanho 11, esspaçamento simples.
• Palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, em português, separadas por ponto, tamanho 11.
• Resumo em língua estrangeira (inglês ou espanhol): mínimo 150 palavras - máximo 200 palavras, alinhamento justificado, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões, tamanho 11, espaçamento simples.
• Palavras-chave, em língua estrangeira (inglês ou espanhol): de três a cinco palavras-chave, em língua estrangeira, separadas por ponto, tamanho 11.
• Os títulos RESUMO/ABSTRACT/RESUMEN: devem estar alinhados à esquerda, escrito em letra maiúscula e em negrito.
• Os títulos Palavras-chave/Keywords/Palabras clave: devem estar alinhadas a esquerda, primeira letra em maiúscula e em negrito.
• Caso o autor queira produzir seu texto ou resumo em outro idioma, diferente dos já mencionados, pode acrescentar o resumo e palavras-chave em sua língua acrescidos ao português e inglês. 

 

MATERIAIS GRÁFICOS:

Devem ser utilizados com fotografias nítidas (300 DPI), gráficos e/ou tabelas, que deverão ser devidamente legendados. 

Obs: O sistema não aceita arquivos grandes (máximo de 3Mb). Se tiver problema na submissão, experimente reduzir o tamanho utilizando a compactação de imagens do Word.

Imagens: As imagens devem ser centralizadas na página, sem texto dos lados. O trabalho pode conter um máximo de 10 imagens. 

Quadros: Eles deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.

Tabelas, quadros: O conteúdo deve ser colocado em fonte 9, espaçamento simples.

Legendas: Fonte 9, espaçamento simples, centralizadas, imediatamente abaixo do elemento que referencia.


CITAÇÕES:

Citações com mais de três linhas, deverão ser recuadas em 4 cm da margem esquerda, alinhamento justificado, espaço simples, fonte 11, sem itálico, sem aspas. As citações serão indicadas no corpo do texto por chamadas assim: (CHAUI, 2002, p. 57).

Citação com até três linhas: sem recuo, no próprio corpo do texto, entre aspas, seguida da indicação bibliográfica (CHAUI, 2002, p. 57).

Citações em outras línguas:

De fragmentos teóricos: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução nossa”. Ex: (FESTINO, 2008, p. 12. Tradução nossa). Poderá também, caso queira, colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf.o trecho original: e inserir o texto entre aspas.

De fragmentos literários: o autor poderá fazer a tradução no próprio corpo do texto, seguida da referência bibliográfica e da observação “Tradução nossa”. Ex: (CONRAD, 1994, p. 22-24. Tradução nossa). O autor, obrigatoriamente, deverá colocar o fragmento na língua original em rodapé, com a expressão: Cf.o trecho original: e inserir o texto entre aspas.


Notas explicativas:

Evitar notas de rodapé. Se necessárias, colocá-las ao final da página, fonte tamanho 10, espaçamento simples. Não utilizar notas de rodapé para referência bibliográfica, as referências devem ser apresentadas no próprio texto. Ex: (ANDRADE, 1980, p. 7).



REFERÊNCIAS:

• Referências bibliográficas: usar só a palavra “REFERÊNCIAS” (negrito, letra maiúscula e alinhada a esquerda). Devem ser apresentadas nas referências somente as obras que foram efetivamente citadas no corpo do texto. Quando citados no corpo do texto, os títulos das obras devem ser colocados em negrito. Cada referência deve ser colocada em espaçamento simples. 

As Referências devem ser colocadas em ordem alfabética ao final do texto, seguindo a ABNT.

 

POLÍTICA EDITORIAL

A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc, avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem externos à instituição e/ou país da instituição.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Arte E à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Como documento suplementar, o autor pode também fornecer dados relativos à sua maior titulação, instituição e área em que atua, últimas duas ou três publicações ou as mais importantes, título da pesquisa que está desenvolvendo, bem como indicar o endereço eletrônico e o endereço completo, para correspondência. Máximo de 6 linhas.

Os originais deverão ser encaminhados à Comissão Editorial por meio do sistema de envio Eletrônico no endereço: http://www.revistas.udesc.br/index.php/index/user. Para fazer o envio é necessário realizar um cadastro na revista.

Especial atenção ao cadastro: no nome completo, sem abreviações, fica em letra maiúscula apenas a primeira letra do nome e sobrenome. O título do trabalho também deve ser escrito em primeira letra maiúscula, demais minúsculas. Nos casos de co-autoria, todos os autores devem ser inscritos no ato da submissão do trabalho.

 

DADOS DOS AUTORES:

1. A identificação do autor será feita no próprio sistema, no momento da submissão à qual terá acesso apenas o editor, sob a política de avaliação “cega”, não deverá, portanto, constar no arquivo enviado nenhum tipo de identificação.

2. No ato do cadastro para colaboração como autor, fornecer todas as informações de forma completa, principalmente: nome completo, instituição, e-mail atualizado, telefone, endereço, resumo atualizado da biografia acadêmica. 

2. No ato da submissão do artigo, não esquecer de fornecer na opção “Meta-dados da submissão”, as informações de todos os autores do trabalho, incluindo: nome completo, instituição/afiliação, resumo da biografia acadêmica, contato.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é ORIGINAL, INÉDITA e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  3. URLs (links) para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue todos as diretrizes, padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Normas da Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and addresses informed in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and are not available for other purposes or to third parties.