Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A DAPesquisa é uma publicação periódica do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil).


A partir de 2020 a revista utiliza o formato de publicação contínua, recebe submissões de artigos e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS em fluxo contínuo, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, design e moda.

 

Tem como principal objetivo incentivar e divulgar a produção científica e artística das áreas de artes cênicas, artes visuais, música, design e moda.

 

Políticas de Seção

Artes Cênicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artes Visuais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Música

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Design

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Moda

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Arte e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista DAPesquisa adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

  • a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;
  • b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;
  • c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;
  • d) Apresentar correção de linguagem;
  • e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

I - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (revisão por pares duplo-cego/double blind review).

II - Os editores se reservam o direito a rejeitar as submissões com conteúdo significativamente similar (plágio) a outras obras publicadas. Os artigos são submetidos à análise a partir do software iThenticate de controle de similaridade.

III - A Revista é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).

IV - O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 6 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado.

 

Periodicidade

A partir de 2020 a revista utiliza o formato de publicação contínua.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indicadores

A Revista DAPesquisa possui um índice h de 8 e o índice i10 de 4, formulado a partir do Google Acadêmico em dezembro de 2019, condiderando os últimos cinco anos.

 

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.